A nossa visão do atendimento ao cliente
Maio 21, 2018
Como criar Publicidade eficiente e chamativa
Maio 21, 2018
Mostrar tudo

Fazer uma fotografia vs tirar uma fotografia – guia rápido

Como marketeers todos gostamos de fotografia. É uma forma fácil de transmitir um sentimento, contar uma história, envolver um cliente ou apresentar um produto.

Agora mais do que nunca, os seres humanos usam imagens para exprimir o seu ponto de vista sobre diversos assuntos ou apenas para mostrar o que estão a ver num determinado momento. Claro que esta é uma resposta à necessidade de auto-expressão, entrendemos isso, todos nós o temos. Esta é a nossa forma de tornar as coisas um pouco melhores e isso é algo de que todos podemos benefeciar.

Criar uma fotografia requer envolvimento visual e mental, comparativamente a tirar uma fotografia que seja apenas baseada naquilo que vemos. Mas os resultados falam por si só.

Duas pessoas diferentes a tirar uma fotografia ao mesmo objecto vão ter resultados muito diferentes. Vejam, por exemplo, estas duas imagens.

Agora vamos analisar como podemos tornar as coisas melhores…

Passo 1 – escolha o seu objecto

Quando algo lhe chama a atenção, veja tudo à volta disso. Considere-o o seu objecto. Depois procure uma forma de fazer uma boa composição do mesmo. Coloque-o num local com uma boa luz, em contraste com outro objecto ou num bom local para tirar uma foto – veja as regras de composição de uma fotografia. Isto vai ajudá-lo e dar-lhe muitas opções. Colocar o objecto em diferentes locais vai proporcionar diferentes resultados.

PS – É permitido envolver-se, mudar alguma coisa na composição e fotografar depois. Desde que tenha um objectivo.

Passo 2 – elimine a confusão

Limite o seu objecto/tema. Os olhos vêem um ângulo maior mas a fotografia deve ter um tema claro. Na fotografia menos é sempre mais. Aproxime-se do objecto tanto quanto necesssário para eliminar todos os elementos que não pertencem à fotografia.

Passo 3 – faça uso de técnicas fotográficas

  • foque bem
  • faça zoom in ou zoom out do objecto
  • mude a perspectiva ou o ângulo do seu disparo
  • use mais ou menos luz – mesmo as máquinas dos telemóveis permitem que se ajuste a quantidade de luz

Passo 4 – tenha paciência

Tenha paciência, não tire a fotografia no segundo em que escolhe o seu objecto. Leve o tempo que necessitar para executar o primeiro passo. De seguida, olhe para a fotografia, veja se conseguiu captar o que queria. Depois mude a sua abordagem ao objecto e tire outra fotografia. Volte a analisá-la. Vai saber quando atingiu o seu melhor disparo.

Passo 5 – perceba como as definições da sua máquina afectam a sua fotografia

A captura de uma fotografia é baseada na exponometria – a relação entre a exposição e o diafragma. Ambos regulam a quantidade de luz que passa no sensor e na qualidade da luz. Por qualidade entenda-se cores, sombras, profundidade de campo – não vamos entrar em questões técnicas mas estes são factores importantes da fotografia.

Passo 6 – use o equipamento que tiver à sua disposição

Boas fotos não necessitam obrigatoriamente de uma máquina profissional. A máquina de um telemóvel é boa o suficiente porque é fácil de utilizar e não requer habilidades técnicas. Pratique, tenha paciência e interesse em tornar as coisas melhores.

Passo 7 – mantenha a lente limpa!

Esta recomendação é para todas as máquinas fotográficas, mas especialmente para máquinas de telemóveis. Estas são mais permeáveis a dar resultados piores devido a uma lente suja.

É tudo, por agora. Bons disparos!

A equipa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

//]]>