É verdade, já podes fazer compras no Instagram.
Março 26, 2019
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Case Study

Já ninguém escreve cartas de amor, ou melhor, quase ninguém. A Fucking Amazing tentou diferenciar-se, mais uma vez, e ressuscitou a arte de escrever cartas. Sendo composta por uma equipa criativa, conseguiu combinar elementos tradicionais e digitais numa campanha de marketing planeada para o Dia dos Namorados. 

Na Fucking Amazing somos apaixonados pelo marketing e comunicação através, principalmente, dos canais digitais, que se traduzem numa melhoria clara da presença online das marcas dos nossos clientes. Pretendemos, assim, semear a paixão por algumas empresas, tentando, deste modo, dar-nos a conhecer. Queríamos algo diferente, algo que passasse a nossa energia, amor e dedicação de uma forma criativa. Apostámos na criação de uma campanha de brand awareness para o Dia dos Namorados. Sendo a Fucking Amazing uma empresa relativamente recente no mercado, decidimos dar-nos a conhecer junto de um leque de potenciais clientes da região Centro. As primeiras impressões contam e, por isso, sabíamos que tínhamos um desafio pela frente.

Brainstorming, ideias aos trambolhões e, por fim, conseguimos encontrar aquela que, para nós, seria a forma ideal de abordar os nossos potenciais clientes de uma forma criativa e ousada. Decidimos, assim, criar uma campanha de marketing com componentes online e offline, associada ao Dia dos Namorados. Esta campanha culminou no enviar de cartas de amor a algumas empresas. Não podíamos ficar apenas por uma carta tipo e, por isso, adaptámos cada carta a cada empresa, de acordo com a sua área de negócio, acrescentando-lhe uma pitada de humor, amor e ousadia que tanto nos caracteriza. Porém, a nossa declaração de amor estava disfarçada por um código QR, remetendo os nossos potenciais clientes para uma página de destino onde poderíamos fazer o seu tracking.

Passo 1

(Offline) Foram selecionados 20 potenciais clientes da região centro.

Passo 2

(Offline) Criar o storytelling da campanha. Neste caso, tendo em conta o timing, optámos por planear e desenvolver uma campanha de marketing alusiva ao Dia dos Namorados. Em jeito de declaração de amor, passámos para a criação das cartas, como se estivéssemos apaixonados por aquelas 20 empresas.


Passo 3

(Offline) Foram desenvolvidas 20 cartas com um código QR e uma mensagem, um teaser, que chamasse à atenção e despertasse curiosidade para a pessoa abrir.

Passo 4

(Online) Decidimos criar, no próprio website da Fucking Amazing, paginas web privadas e personalizadas para cada empresa e em cada página foi escrita uma mensagem de amor personalizada.

Ao criarmos um código QR para cada carta de amor e gerarmos tráfego para o nosso website, conseguimos fazer, de forma mais assertiva, o tracking das cartas, verificando em tempo real quantas cartas foram abertas e quando foram abertas. Das 20 cartas de amor enviadas, foram abertas 5. De todas as empresas que abriram as cartas de amor, a Efapel foi a empresa que mostrou mais interesse, entrando em contacto connosco agradecendo-nos terem sido alvo da campanha. Após o nosso follow up, recebemos a confirmação do agendamento de reunião. Esta campanha mostrou, uma vez mais, que hoje em dia a criatividade, personalização e autenticidade são fatores chave para uma campanha de marketing eficaz, potenciando a interação com a mesma.

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