#1 Eu é mais…Marketing Digital. – Uma aventura na FAmazing
Novembro 24, 2021
#3 Eu é mais…Design. – A evolução do design e das marcas.
Dezembro 9, 2021
Mostrar tudo

#2 Eu é mais…Vídeo. – Porquê utilizar vídeos na comunicação de marcas?

Quando falamos num contexto de agência de marketing digital, onde fazemos a gestão da presença online de dezenas de marcas diferentes, em todas elas enfrentamos um desafio comum, que passa por gerar o máximo de engagementEngagement este que é, nada mais nada menos, do que o resultado da criação de conteúdos de valor para os respetivos seguidores das marcas.  

Para alavancar esse engagement, precisamos ser consistentes na produção de conteúdos, gerar valor para quem nos segue, contar histórias, inspirar e envolver a audiência da respetiva marca. 

O vídeo, não só é uma das minhas paixões, mas também uma ferramenta poderosíssima na comunicação online das marcas. E não, não estou a ser tendencioso! O vídeo tem a vantagem de poder passar uma quantidade enorme de informação num curto espaço de tempo e, em simultâneo, tem a mestria de captar a atenção de quem o vê, recorrendo a um bom storytelling, recursos visuais, gráficos, som e narração 

Desenvolver este tipo de conteúdo requer planeamento estratégico. Deve ser criado e direcionado, tendo em conta o objetivo da marca e o seu público-alvo, pois, influenciará a abordagem e o tipo de vídeo a desenvolver. Ora vejamos: 

  1. Podemos desenvolver, por exemplo, vídeos promocionais, onde de uma forma prática e eficaz conseguimos dar ênfase a um produto/serviço/marca de uma forma mais comercial. Mesmo que essa vertente não esteja evidenciada e até “camuflada” pelo storytelling. Esse é o segredo!  
  1. Podemos, inclusive, desenvolver vídeos institucionais, mais focados na própria empresa/marca e na sua história, notoriedade, etc. 
  1. Os vídeos tutoriais, por exemplo, são excelentes ferramentas de comunicação quando queremos ensinar/demonstrar como fazer algo e que de outra forma não é tão prático. Certamente já deste por ti a pesquisar tutoriais sobre este ou aquele assunto e te deparaste com imagens e vídeos. Aposto contigo que preferiste clicar nos vídeos! 
  1. Os vídeos de entretenimento dão-nos um especial gosto de desenvolver porque permite-nos ter uma liberdade criativa muito maior e normalmente são dos vídeos que criam uma maior envolvência com o público-alvo. 

E podia mencionar muitos mais exemplos, como vídeos de testemunhos, eventos, etc. Cada formato e cada abordagem têm uma finalidade própria, com vantagens inerentes e que pressupõem atingir objetivos bastante distintos.  

O formato dependerá sempre do tipo de campanha, metas gerais da marca e principalmente da audiência. Mas, para além da importância de escolher o formato exato do vídeo para o tipo de objetivo que queremos atingir, é necessário manter uma consistência visual da marca, fomentando a relação entre esta e o seu público. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

//]]>