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#8 Eu é mais…Programação. – Devias usar SEO básico no teu website. Fica a saber porquê.

Criaste um website para dar a conhecer a tua marca/empresa, produto/serviço e até possivelmente fazer vendas online?

No entanto, quando pesquisas no Google (ou outro motor de pesquisa) pela tua área de negócio, tens de fazer scroll infinito até encontrares o teu website. Ora bem, os teus clientes passam exatamente pelo mesmo processo. Podem optar por um website que apareça no topo da lista de pesquisas ou continuar a percorrer a lista, o que raramente acontece. Sendo assim, como resolver este problema?

É esta a função do SEO (Search Engine Optimization), um processo que visa destacar o teu website e colocá-lo no topo da lista de pesquisas.

Na verdade, boas práticas de SEO podem ser ainda mais vantajosas para o teu negócio do que publicidade online. A publicidade online pode chegar a um número elevado de pessoas, mas é possível que a maioria não esteja interessada no teu produto ou serviço. Mas se uma pessoa fizer uma pesquisa online sobre a tua área de negócio, é mais provável que esteja interessada nos teus serviços.

Se o teu website aparecer no topo da lista de pesquisas, esse fator poderá contribuir para que esse potencial cliente opte pela tua empresa.

Há várias formas de otimizar o teu website:

Utiliza palavras-chave alusivas ao teu negócio

O primeiro passo para fazer chegar o teu website ao público-alvo é garantir que o motor de busca sabe quais os serviços que a tua empresa presta ou que produtos vende. A forma mais inteligente de o fazer é através da utilização de palavras-chave.

É particularmente importante colocar estas palavras no título da página. No entanto, o uso excessivo e desnecessário de palavras-chave pode ter o efeito oposto: os motores de pesquisa associam este comportamento a spam, o que prejudica o ranking de SEO.

Se necessário, tens à tua disposição ferramentas online que facilitam a identificação das palavras-chave mais usadas e pertinentes para o teu negócio.

Utiliza vários links de redirecionamento para o teu website

Uma das principais ferramentas de SEO é o uso de backlinks, ou seja, links externos que direcionam visitantes para o teu website.

Os motores de pesquisa veem mecanismo como validação externa, mas este método deve ser usado com sensatez. Se os backlinks vierem de fontes com boa reputação, o teu website será visto como sério e de confiança. Por outro lado, backlinks de fontes duvidosas podem prejudicar o ranking do teu website.

Uma estratégia para conseguir mais backlinks é colaborar com parceiros relevantes. Podes adicionar links para os websites dos teus parceiros e pedir que retribuam o favor. Esta é uma solução vantajosa para todos, mas deves dar preferência a colaborações que façam sentido para a tua empresa.

Garante que o teu website está bem organizado e estruturado

Ter um website bem organizado e estruturado é essencial para que o motor de busca consiga recolher informação e avaliar a relevância que a tua empresa pode ter para o utilizador.

Para tal, é importante ter um websitemap. Se a estrutura e hierarquia fizerem sentido, o teu website terá melhor navegação, melhorando o ranking de SEO. Por outro lado, se a informação estiver desorganizada o motor de pesquisa vai ter dificuldades em indexar o teu website corretamente.

Mas esta organização não deverá ser pensada apenas para acesso através de um computador. Ter um website otimizado para utilização em dispositivos móveis (como telemóveis ou tablets) irá também melhorar o ranking do teu website. Para além disso, tanto os visitantes como os motores de busca dão preferência a websites rápidos. A título de exemplo, fica a saber que a Google estima que um website 0,1 segundos mais rápido leva a um aumento de 9,2% no valor das vendas feitas nesse website.

Inclui descrições nas tuas imagens

Os motores de pesquisa conseguem procurar texto no teu website, mas não conseguem ver imagens.

Adiciona descrições às tuas imagens, incluindo palavras-chave relevantes. Estas descrições não serão, de um modo geral, visíveis para os visitantes, mas vão ajudar o motor de pesquisa a entender melhor o conteúdo do teu website.

Atualiza o teu website regularmente

Ter um website atualizado pode ajudar a melhorar o tráfego e o ranking de SEO.

Uma das maneiras de o conseguir é através da criação de um blog, mas podes também adicionar ou destacar informação pertinente para a tua marca/negócio. Novo conteúdo oferece ainda uma oportunidade importante de adicionar links internos ou externos ao teu website.

Idealmente, o conteúdo deverá ser original (conteúdo duplicado prejudica o ranking), atual e oferecer valor ao utilizador.

Faz monitorização regular do desempenho do teu website

Usa ferramentas como o Google Lighthouse e o Google Analytics para monitorizar o desempenho do teu website. Isto irá ajudar-te a entender se a otimização está a ter o efeito desejado.

Verifica também de onde vêm os visitantes do teu website e que palavras-chave usam para o encontrar. Assim, o processo de otimização pode ser contínuo e contribuir para a expansão do teu negócio.

Estes passos são simples, mas podem ter um grande impacto.

Ao otimizares o teu website com boas práticas de SEO, poderás melhorar o ranking nos motores de pesquisa, aumentar o tráfego de forma consistente e chegar a pessoas que realmente estão interessadas no que tens para oferecer.

Lembra-te, o teu objetivo não deve ser manipular o motor de pesquisa, mas sim criar um website relevante e de confiança que ofereça uma boa experiência ao consumidor.

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