Toda a gente quer fazer crescer a sua marca. Mas qual é o processo que garante que esta se destaque da concorrência e prospere no mercado? Esta é uma questão fundamental para o crescimento dos negócios e que vou resumidamente explicar neste artigo, para te ajudar a criar uma identidade forte.
Outras questões que deves ter em conta são: Como é que as pessoas descreveriam a marca? Como queres que elas a descrevam? Original? Profissional? Prática? Não importa em que direção vás, o branding é certamente o caminho que te levará até lá. Um processo de branding ativo e consciente, permite moldar a marca com intenção e controlo. Tu não crias uma imagem de marca inesquecível de uma só vez – é feito um passo de cada vez.
Se não tiveres uma estratégia e um processo, a tua marca nunca irá ser forte nem consistente! Existem 6 etapas importantes:
1 – Briefing – Chamada com potencial cliente e/ou questionário, que serve para definir logo os problemas e objetivos do negócio. E proposta e contrato assinado também.
2 – Pesquisa e Estratégia – Pesquisa do tipo de negócio, concorrentes e história. É definida a nova estratégia de marca, delineando o posicionamento, mensagens e voz da marca.
3 – Esboços e Design – Criação da identidade incluindo o logótipo, tipos de letra, cores, etc.
4 – Revisões – Análise geral e possíveis revisões/melhorias.
5 – Apresentação – Apresentação do trabalho, depois de uma revisão intensiva e completa.
6 – Entrega e Suporte – Entrega dos ficheiros e manual de normas.
Porque é que a marca é importante para o sucesso dos negócios?
Nem sempre é fácil ver como o processo de branding influencia o sucesso de um negócio. Para entender isto, é bom ter em mente o seguinte: se queres definir a tua marca com propósito, intenção e consciência, então precisas de uma abordagem planeada. O branding não é diretamente responsável pelos pensamentos e decisões dos clientes em relação à sua marca, mas é mais uma estratégia firme para uma narrativa geral consistente que, com o tempo, pode mudar a forma como as pessoas o vêem.
Ao investir no processo de branding, uma empresa irá:
– Comunicar a sua “posição” única e original entre os concorrentes;
– Construir fidelidade à marca;
– Definir o valor para si e para o produto.
E se explicar com um exemplo prático?
Partilho um projecto de branding de um cliente FAmazing e todo o seu processo criativo, que foi buscar as raízes e identidade dos caretos e da zona de Trás-os-Montes.
O processo é contínuo, não acaba aqui.
Ao contrário de construir uma casa ou pintar um quadro, construir uma marca nunca tem fim. Há sempre ajustes e, às vezes, até alterações completas. Isto ajuda a ter um núcleo confiável para a personalidade da marca, algo para se remontar à raiz de tudo (os seus valores e propósito).