Qualquer um de nós quer ter sucesso nas redes sociais, seja a nível pessoal ou profissional, seja para ter mais alcance ou interação ou até para gerar mais conversões. Mas posso garantir-te uma coisa: se não tiveres um sentido de copy apurado nas redes sociais, os teus resultados podem não ser o que esperas.
Atualmente, os consumidores são bombardeados com milhões de conteúdos diferentes e por marcas com uma oferta semelhante, e é aqui que uma boa estratégia de copywriting entra para te diferenciares.
Ora repara: do que vale estares a falar sobre algo, no meio de centenas de pessoas com o mesmo discurso, se não tiveres nada que te caracterize? Ou do que vale estares a falar se o recetor não vai compreender a mensagem que pretendes passar? Nada! E isto também é válido nas redes sociais.
Desta forma, cada vez que escreveres um copy para um post orgânico ou patrocinado, deves certificar-te que a mensagem é transmitida e recebida com sucesso, utilizando as palavras para criares impacto e cativares a atenção de quem está do outro lado. É por isso que uma boa estratégia de copywriting exige um estudo prévio das necessidades do teu público, para que saibas com quem estás a falar, como deves falar com eles e quais são as suas necessidades. Não te foques em criar copys demasiado comerciais só para vender, foca-te em agregar valor!
A realidade é que uma boa estratégia de copywriting pode ser sempre melhorada quando apelas à emoção. Mas atenção: não vale apelares à emoção só para tentares angariar seguidores ou vendas. Define um propósito para a comunicação da tua marca e os resultados começam a fluir. Pensa comigo: ninguém gosta de estar numa conversa e alguém estar constantemente a falar de si ou até a elogiar-se, não é verdade? No mundo do copywriting, acontece exatamente a mesma situação. Define uma estratégia de copy autêntica, única – que reúna todos os objetivos e propósitos da organização, sem elogios ou vantagens -, envolvendo os teus seguidores na realidade da marca.
Serve isto para te dizer que é extremamente importante que comeces a pensar como consumidor, como alguém que também está do outro lado, e não apenas como leitor, para que escrevas textos com informações úteis. Cria valor aos teus seguidores!
Eu sei que, na teoria, é tudo mais simples e fácil, por isso quero deixar-te dois exemplos de copy que foram feitos para marcas, onde a comunicação digital é da nossa responsabilidade:
Repara neste primeiro exemplo de copy, onde pegámos na letra da “Balada da Despedida” de Coimbra e adaptámos à essência das Pastelarias Vasco da Gama. Aqui, podes ver um estilo de copy autêntico e único, onde aliamos os produtos à tradição da cidade, sem que se faça alusão direta ao sabor ou às características dos biscoitos académicos.
Já neste segundo exemplo relativo à VetLouzan, um centro médico veterinário, podes ver um copy que apela a cuidados de saúde adequados a ter com um gato, mas também a puxar um pouco pelo humor dos seguidores da marca e o resultado está à vista nos comentários.
Por último, o melhor conselho que te posso dar é que treines e que revejas sempre o que escreves. Treina muito a tua escrita! Nada se faz sem treino e o mundo do copywriting funciona da mesma maneira, não te esqueças disso!